quarta-feira, 2 de julho de 2008

HD / HDV - NÃO É FULL HD

Estamos em um momento muito interessante da televisão do mundo, e com mais ênfase neste momento na televisão brasileira, em 03 de dezembro de 2007 deu início a TV Digital no Brasil, mais qualidade, mais interatividade, tudo mais, mais, um marco não igual ao lançamento da televisão, mas sim ao lançamento da televisão em cores, uma diferença nos padrões de como vemos o sinal chegar em casa.

Com isso muitas dúvidas ocorrem, a principal é saber o que tanto muda em qualidade.- Na minha casa não mudou nada – dizem uns (a maioria).Realmente, entenda o seguinte, a TV standard (o que tínhamos antes da TV Digital) trabalha com uma definição de 720x486 pixels o que nos oferece 349.992 pixels, ou pontos de imagem, para ficar mais claro, sabe as fotos digitais, aquela de celular, então, SD (standard) é mais ou menos, em definição, o que você tem com uma foto VGA, bem ruim né ?

Agora o futuro que aquela sua TV de tubo com imagem SD tem vontade de ver mas não terá condições de mostrar, é a TV Digital, em FULL HD, ai você precisa uma TV que primeiramente receba este sinal, ai vem o tão falado set top box, um aparelho que recebe o sinal digital e manda para o seu aparelho, seja SD, HD ou FULL HD, alguns aparelhos já tem embutidos o tal aparelho, opa, estranhou aparecer mais um formato, o HD, pois é, HD é algo maior que SD, mas não quer dizer que seja FULL HD, HD costuma ter resoluções por volta de 1366x720 ou 1.049.088 pixels, ai já pulamos para fotos de 1 mega pixel, legal né, bem melhor que a VGA, o que define ser HD é ter mais de 720 linhas verticais, contra as 486 do sinal SD.

Mas cuidado na hora de comprar seu televisor, se queres a máxima resolução oferecida, terás de optar por quem oferece 1920 x 1080 isso dá 2.073.600 pixels, ou dois mega pixels, o dobro de uma HD, e seis vezes mais pontos de resolução que o sinal SD, por isso você vai sentir de verdade a diferença entre uma e outra quando olhar, se comparar então, vai perceber a distância de qualidade quando se chega em FUUULLLLLL HD.

Ah, você não tem uma Full HD a sua disposição, e mesmo que tenha, na sua cidade não tem o sinal em alta definição ainda e você quer já sentir o gostinho da diferença da imagem, bom você pode baixar alguns vídeos da internet em alta definição, não contém o total de qualidade pois estão comprimidos, mas vão lhe mostrar muito mais imagem e ai você vai precisar enviar este sinal para o seu televisor, eles costumam ter entrada VGA e podem receber o sinal do seu computador.

Baixe alguns vídeos em www.apple.com/trailers, escolha as opções 1080p e não esqueça de instalar o quicktime que é gratuito como player.

Não quer software apple, tens a opção do windows media player, acesse este endereço http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx e baixe alguns vídeos para avaliar.

E para completar um pouco mais o assunto, vou falar especificamente de um formato de vídeo que está sendo muito utilizado pelas produtoras de vídeo no Brasil.

Esses dias me deparei com um colega de profissão que havia adquirido uma câmera para sua produtora, e casualmente ele comentou comigo sobre a qualidade da câmera, que era muito boa, o que é verdade, ele adquiriu uma Z7 da Sony, HDV, e o vendedor lhe dissera que ela era Full HD, tive de tirar parte do brilho no olhar do meu colega ao lhe dizer que não existe HDV Full HD.

HDV é um formato que tem 1440x1080, o que nos dá 1.555.200 pixels ou 1,5 mega pixels, gravado em 25mbs em fitas de formato DV, não é um mau formato, mas também não é Full HD, então sempre que alguém vier lhe dizer que esse ou aquele produto é Full HD, lhe aconselho a ler meu primeiro post no blog, de título “A Varinha Mágica” e verás que tem de aproveitar estas ferramentas e pesquisar sobre o que estão lhe vendendo, leia as especificações técnicas, leia o manual do que está avaliando e não terás dúvida do que está comprando e ninguém lhe venderá VGA por Ful HD.

Espero que tenha esclarecido algo para você colega leitor que chegou até aqui, e se tiver alguma lacuna e eu puder lhe ajudar a esclarecer, deixe a pergunta, abaixo segue uma ilustração das diferenças entre um formato e outro.

Forte Abraço, e até a próxima

Daniel Ludwig


This image has been (or is hereby) released into the public domain by its author, Tvaughan1 at the English Wikipedia project. This applies worldwide.

7 comentários:

cogitas3d disse...

Hehehe...

Impressionante como o pessoal está fazendo uma bagunća enorme com essa história de HD.

Eu mesmo estava bem perdido antes de ler o artigo, agora estou compreendendo melhor o funcionamento do formato.

Uma coisa bem legal no Full HD é que (me lembro da primeira vez que vi um trailler, lá na Nova Mídia) você pode ver claramente a maquiagem das atrizes.

Jamais esquecerei o do King Kong, quando ví os póros preenchidos da atriz e pensei:

- Pu*** Mer*** a indústria pornô vai ter que rebolar!

MARCIO SANTOS disse...

Muito bom e esclarecedor o seu blog, estou colocando o seu link no meu também, acesse http://marciosantostv.blogspot.com
MARCIO SANTOS
DRT-6352

marcos paeta disse...

Nada abaixo de 1920x1080 é Full HD
o resto é papo de vendedor.

Harrison Lopes disse...

muito esclarecedor, tinha algumas dúvidas, mas depois de ler essa postagem, foram respondidas.

www.vamoquevamovqv.blogspot.com

Harrison lopes

paz e bem!!

@Fabio__Teofilo disse...

Pois eh Ludwig, uma coisa q nao entendo mas ja me acostumei com a ideia eh dessa diferença. Na minha camera (sony hd1000 HDV) eu coloco pra filmar na proporção 16:9, essa camera q filma em 1440x1080, porém essa resoluçao eh 4:3.

Mas mesmo assim a camera pega em 16:9. Logicamente pra ficar em 16:9 teria q ser 1440x810 ou 1920x1080. Mas ai q vem a grande duvida, no Final Cut, eu edito videos na sequencia 1440X1080 captados na minha camera em 16:9, configurado com o codec APPLE INTERMEDIATE CODEC 1080i60 e utilizo videos em full hd captados em outra camera. E qnd jogo videos de proporçoes 1440x810 ou 1920x1080 o FINAL CUT da um aviso e converte os videos para o tamanho da sequencia.

Cara, isso eh mto bizarro. No final cut, essa sequencia nao tem nem 1440x810 ou 1920x1080.... Mas fazer oq, sei q nao tem logica mas vou tocando o barco!

Daniel Ludwig disse...

Sr. Teófilo Fábio, gostaria de tentar esclarecer mais a sua dúvida, mas precisaria conversar um pouco mais com o Sr. Poderia me enviar um e-mail para iniciarmos contato?

O e-mail é:
danieldouglasludwig@gmail.com

Obrigado.

Anônimo disse...

Muito importante esse esclarecimento pois posso afirmar que até os dias de hoje ainda existe sim um 'confusão' com relação ao HD, HDV e FULL HD. Acontceu também comigo na produtora que trabalho. Foi comprada duas Z-5 Sony, e então como o Estação que uso tem a placa da matrox (RTX2) eu precisava do formato exato pra criar o projeto na hora da captura e ae que o bixo pegava rsrs Os próprios funcionarios da empresa fornecedora do PC e os mesmo que venderam a câmera se confundiam me dizendo que ela era Full HD, e só depois de uma longa pesquisa eu vi a diferença de formatos de linhas... volta a resaltar, parabéns pelo blog, só não acho o link para segui-lo.
Obraç.

http://edicaoartevideo.blogspot.com/